terça-feira, janeiro 26, 2010

Jovens multitasking no uso das tecnologias

“The relationship to that and the classroom seems to place a greater burden on teachers to compete for [students'] attention and keep the student engaged. While interactive teaching technologies are not the whole answer, they are [an] instrument by which teachers can break through the clutter,” he said. “When teachers are given the opportunity to [use interactive technologies,] they are in a better position to compete with the commercial media for the minds of the student.”

Os nativos digitais utilizam diferentes tecnologias ao mesmo tempo, numa atitude de multitarefa. Como podem os professores aproveitar estas novas características dos jovens?

Encontram algumas pistas em
http://www.eschoolnews.com/2010/01/22/technology-gives-kids-constant-media-access/

Assinar com Bloglines

quinta-feira, janeiro 21, 2010

licenciatura em Lingua Gestual Portuguesa

No Sábado passado, 16 de Janeiro, iniciou-se na Universidade Católica a primeira licenciatura em Língua Gestual Portuguesa e exclusivamente destinada à comunidade surda. A licenciatura será na sua totalidade regida em regime de ensino a distância/ elearning. É um desafio estimulante para todos - docentes, alunos e instituição.


Assinar com Bloglines

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Mestrado Informática Educacional - Universidade Católica

A 5ª edição deste Mestrado começa no dia 25 de Janeiro.
Ainda existem algumas vagas.
Os interessados podem ter mais informação em http://www.porto.ucp.pt/Ieducacao/mst/mce_informatica_educacional/

Assinar com Bloglines

terça-feira, janeiro 12, 2010

elearning papers nº 17 - já está disponível

O panorama dos conteúdos de e-learning vive mudanças interessantes. Enquanto que o desenvolvimento dos media digitais oferece oportunidades radicalmente novas tanto aos fornecedores de conteúdos de aprendizagem como aos estudantes, as larguras de banda sempre maiores dos meios de telecomunicação vieram permitir o uso, não antecipado, de material rico em media (videoclips, audioclips, simulações, etc.) no campo do e-learning. Paralelamente, as bibliotecas digitais e outros recursos dispensam fornecedores e estudantes da necessidade de locais físicos de acesso restrito. No entanto, como provam os artigos deste número da eLearning Papers, devemos reavaliar as dificuldades visuais e pedagógicas dos conteúdos de e-learning.
http://www.elearningpapers.eu/
Assinar com Bloglines

sexta-feira, janeiro 08, 2010

segunda-feira, janeiro 04, 2010

A internet em Portugal - Dados de 2009

De acordo com os dados do EUROSTAT, cerca de 97% dos estudantes em Portugal utilizam a Internet, valor superior à média da União Europeia, que ronda os 94%. De acordo com o relatório anual da UMIC/INE “A Sociedade da Informação em Portugal 2008”, tal resulta de uma eficaz introdução da Internet nas escolas, depois de Portugal ter sido em 2001 um dos países pioneiros na Europa na ligação de todas as escolas à Internet, assim como no início de 2006 viria a ser pioneiro na ligação de todas as escolas públicas à banda larga.

http://www.obercom.pt/content/home

Assinar com Bloglines