terça-feira, maio 23, 2006


Assinar com Bloglines

e-learning - Onde está o formador?


--------------------------------------------------------------------------------

Em regimes de formação presencial a figura do formador é, de um modo geral, omnipresente e de uma importância indesmentível. Num espaço de formação ele é facilmente identificável e pode desempenhar o seu papel assumindo diferentes posturas e atitudes e utilizar diferentes métodos pedagógicos para fazer aquilo a que se convencionou chamar ensinar.

Quando passamos para regimes de ensino a distância e particularmente em situações de e-learning, a figura do formador como que desaparece aos olhos do utilizador do sistema formativo. De facto, uma das características que define um regime de ensino a distância é precisamente a ausência do formador na maior parte dos momentos em que o estudante processa as suas aprendizagens, contrariamente ao que acontece nos regimes presenciais.

Na verdade, acontece com frequência que os formandos dos regimes de ensino a distância identifiquem a figura do tutor como o substituto do formador. Esta identificação tem alguma razão de ser, pelo menos em termos emocionais. É normalmente o tutor o elemento de contacto entre o aluno e a instituição ensinante, possibilitando a existência de apoio específico, que vai desde a escolha do currículo, a formas de estudar, leituras complementares a realizar, esclarecimento de dúvidas até à ajuda na resolução de problemas administrativos e burocráticos. Também é no tutor que o aluno identifica o professor dado que é com ele que, em termos práticos, interage para a resolução das questões relacionadas com as aprendizagens.

Mas esta identificação não é formalmente correcta.
...
Podem encontrar este artigo, na sua versão integral em
http://joselagarto.no.sapo.pt

O que vos proponho? Nada de especial. Se quiserem discutir esta temática entre nós, avancem...

quarta-feira, abril 12, 2006

Morangos com acúcar

Num espaço virtual que tenho com alunos meus, ando a discutir a temática dos "Morangos com Acúcar" e a sua influência no comportamento dos nossos adolescentes.
É interessante ver como esta série prende pessoas numa faixa de idades muito alargada, que vai desde os 5 anos até às idades muito adultas.
Algumas pessoas detestam a série, outros têm medo das mensagens que ela veicula e outros ainda não deixam de ver um único episódio...
Que razões existem por detrás deste êxito televisivo?
Vamos analisar isto? O espaço é vosso!
Assinar com Bloglines



Assinar com Bloglines

Todos o que acederem ao meu blog têm aqui o desejo de uma Boa Páscoa!

Free... :-)

segunda-feira, abril 03, 2006

A Global Estratégias vai promover mais um evento relacionado com o Ensino a Distância. Esta iniciativa é dedicada ao Markleting Educativo. As boas práticas são de facto uma das primeiras armas do marketing e que podem perfeitamente ser aproveitadas pelas instituições formadoras, privadas ou públicas.
III Congresso: Marketing Educativo ‘2006.
17 de Maio - Hotel Meridian em Lisboa
Organização - Global estratégias (
www.globalestrategias.pt)
Assinar com Bloglines

domingo, janeiro 15, 2006

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

A APDSI organiza uma conferência na Gulbenkian nos próximos dias 8 e 9 de Março.
O tema é:
"e-Educação - o que tem o sector da Educação a ganhar com o desenvolvimento da SI?"
A entrada é livre mas há que fazer inscrição prévia em secretariado@apdsi.pt

quinta-feira, dezembro 16, 2004

O IEFD da UCP apresentou no dia 15/12/2004 um estudo de avaliação sobre a utilização do Class Server em 13 escolas dos ensinos básico e secundário. Ver resultados no site da Microsoft. Vale a pena.