sexta-feira, março 26, 2010

eu nunca aconselhava a wikipédia aos meus alunos...

Vale a pena ler este artigo, particularmente se está indeciso quanto à validade científica das citações retiradas da wikipédia

College students know the online resource of which they dare not speak: Wikipedia, the voluminous internet encyclopedia demonized by many in higher education—and a resource that two University of Denver instructors use as a centerpiece of their curriculum...

http://www.eschoolnews.com/2010/03/25/journalism-students-turn-to-wikipedia-to-publish-stories/

Assinar com Bloglines

2 comentários:

Anónimo disse...

A Wikipédia é uma enorme comunidade virtual com inúmeras potencialidades que poderão e deverão ser aproveitadas no ensino, seja ele básico, secundário ou universitário. Se, por um lado, a Wikipédia permite uma visão geral das abordagens que podem ser feitas sobre uma dada temática, por outro lado também obriga a ter sempre presente a questão da autoridade e validade da informação. Mas este problema não é específico deste recurso.

E porque não pedirmos aos nossos alunos para fazerem a validação de um determinado artigo da Wikipédia? Não será esta uma boa estratégia para lhes desenvolver competências que vão desde a pesquisa de outras fontes (materiais ou digitais), ao espírito crítico e à literacia da escrita? Assim, será realmente de menosprezar o papel da Wikipédia no ensino?

Não resisto a terminar com um episódio de Os Lusíadas e que serve de resposta ao título escolhido: "Oh! Professores de aspecto venerando, postos na Wikipédia os olhos, meneando três vezes a cabeça, descontentes. Não sejais Velhos do Restelo... Que novos desastres determinais se levardes a Wikipédia aos vossos alunos? Que perigos, que mortes lhes destinais?" :-)

Gostei da escolha do artigo, professor.

jose disse...

Anónimo disse...
Meu caro anónimo (anónima?)
Tenho de confessar que até há muito pouco tempo não aceitava referências bibliográficas da wikipédia nos trabalhos dos meus alunos. Hoje penso que vale a pena repensar esta ideia, tanto mais que a wikipédia é, em muitos assuntos, uma boa fonte de informação e excelente para início de processos de pesquisa temática. E naturalmente concordo consigo...deve-se utilizar mantendo sempre o necessa´rio espírito crítico relativamente a esta fonte... mas quantas fontes existem que têm águas inquinadas sem se saber.
Muito obrigado pela sua participação. Abs