quarta-feira, abril 11, 2012

marcar reuniões com a web 2.0

Querem marcar reuniões entre várias pessoas de forma rápida ?? e sem enganos ? Usem esta ferramenta da web 2.0: o doodle.
Podem experimentar em http://www.doodle.com 

aprender a usar o iphone e o ipad

Assinar com Bloglines

Saber muita coisa sobre iphone e iPad pode dar jeito. Fica aqui leitura que encontrei na net. Divirta-se e aprenda.


iPad and iPhone: User Guide Instructions, Tutorials and Resources

I write this post for my father — beloved 86-year-old owner of a brand new iPad 2 — who unfortunately lives half a world away. If you — like Dad — are struggling with how and where to begin using a new iDevice, then you’ll appreciate the Apple and third-party resources that I’ve listed for him here. They’ll provide you with great “training wheel”  iPad and iPhone instructions and make an iWhiz out of you in no time.


http://groovinonapps.com/ipad-and-iphone-user-guide-instructions-tutorials-and-resources/

terça-feira, abril 10, 2012

Antes e depois da Internet - 5 anos mudaram tudo !?

 Não existiremos sem Internet?? Um bom video para reflectir!

terça-feira, março 13, 2012

Blogues - podemos começar por aí...


O blogue  é uma das ferramentas que considero mais apropriadas para a construção de aprendizagens a qualquer nível de ensino, desde o básico ao superior.
As opções pedagógicas de fazer aprender pela construção têm aqui um instrumento útil, fácil de compreender, flexível e capaz de dar resposta a muitas questões que se colocam ao planeamento das actividades de aprendizagem.
No blogue podemos fazer portfolio, escrita colaborativa, partilha de informação, debate, repositório e outras coisas mais... basta saber o que queremos para que possamos encontrar no blogue uma forma de servir os nossos intentos.

Deixo aqui uma noticia da ERTE, com a devida vénia. Vale a pena percorrer as experiências que muitos já fizeram!

BloguesEDU - Um ano de Catálogo de Blogues Educativos

(Publicada em 10-03-2012)
O Catálogo BloguesEDU, Blogues Educativos no Portal das Escolas, foi lançado a 10 de março de 2011. Apresentava, então, cerca de uma dúzia de blogues cujos autores foram convidados a apresentarem as suas boas práticas na utilização de blogues como recurso e estratégia pedagógica.
Desde essa altura, registaram-se mais de 230 trabalhos revelando projetos de professores, alunos, escolas… integrando as TIC no trabalho da sala de aula.
Turmas do pré-escolar e do 1º ciclo revelam assim as suas atividades reforçando a ligação à comunidade, bibliotecas escolares mostram o trabalho de interdisciplinaridade e promoção da leitura que realizam, clubes de ciência, robótica, línguas ou fotografia, apresentam os trabalhos produzidos pelos alunos, etc, numa montra de boas práticas que vale a pena conhecer aqui.

terça-feira, fevereiro 14, 2012

TIC's no Currículo ??? artigo na newsletter da ANPRI

Assinar com Bloglines
As TIC nos currículos do ensino básico e secundário ou uma visão de rejeição do conceito de nativos digitais

Autores consagrados que se dedicam ao estudo da evolução das sociedades, determinam que vivemos numa sociedade de informação, onde astecnologias da informação e comunicação (TIC) são cada vez mais o “animal dominante”. De entre esses autores podemos referir Manuel Castells, Nicholas Negroponte, Seymour Papert, Pierre Levy, entre muitos outros.
 A sociedade hoje confunde-se com as TIC.
Prensky, em artigos publicados em 2001, cunhou o termo de “nativos digitais” e determinou que os humanos nascidos depois de 1983 assim se designariam, em oposição aos que já tinham nascido a essa data, a que apelidou de “emigrantes digitais”.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Recursos Digitais...na ponta do dedo

Não podemos dizer que não utilizamos recursos digitais nas nossas aulas com o argumento de que eles não existem, porque no site que vos proponho hoje pode ser que encontrem.
Um bom exemplo de disseminação de recursos!
http://recursoseducativosdigitais.blogspot.com/



Assinar com Bloglines

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Sobre Segurança na Internet e Facebook

Todos temos tendência em colocar informação nossa no Facebook. Quem a guarda e para que serve? Podemos apagá-la?
Uma resposta pode estar nesta noticia.
Mas só por isso o FB é mau? fica para si a resposta. Uma utilização0 segura da Internet é a resposta.

"
Há mais 4 milhões e 173 mil portugueses que têm conta no Facebook. Um total que aumenta quase todos os dias.

E porquê? Porque é tão fácil entrar nesta rede social como é impossível sair. Mesmo quando se exige isso à empresa de Mark Zuckerberg.

A história é de Max Schrems, estudante de Direito em Viena, mas podia ser de qualquer pessoa com conta no FaceBook."
 
http://www.falarglobal.com/final/videos.htm?id=331&cat=global_net&tipologia=rubricas

domingo, fevereiro 05, 2012

Why most Facebook users get more than they give

Assinar com Bloglines

Overview

Most Facebook users receive more from their Facebook friends than they give, according to a new study that for the first time combines server logs of Facebook activity with survey data to explore the structure of Facebook friendship networks and measures of social well-being.
These data were then matched with survey responses. And the new findings show that over a one-month period ...
http://pewinternet.org/Reports/2012/Facebook-users.aspx?utm_source=Mailing+List&utm_campaign=b27604662d-Facebook_Users_Alert02_03_2012&utm_medium=email

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Hoje ... o realçe para um blogue: Educatic - Portal de Tecnologias Educativas

Assinar com Bloglines 

Um destes dias decidi mudar o nome do meu blogue...e tentei que ele se colasse ao meu trabalho diário, que é promever a educação e a aprendizagem pelas TIC.
E saiu aquele nome: Educantic. Soa assim assim mas não é feio.

Na minha divagação diária pelo webosfera decidi  revisitar vários sitios e encontrei um velho conhecido e amigo: o EDUCATIC, portal da Direcção Regional de Educação da Madeira.
E fiquei assim a pensar porque razão teria eu escolhido o nome do meu blogue. Mas a intenção não foi mesmo copiar nomes.

Como gosto de divulgar boas práticas aqui fica o seu endereço:

 http://www.educatic.info/

Vale a pena visita e servirá de inspiração para muitos de nós.

quarta-feira, janeiro 04, 2012

A metáfora do lápis ...de Steve Wheeler

Assinar com Bloglines 
Este documento de Steve Wheeler sobre a forma como os professores se posicionam face às TIC é excelente. Vale a pena pensar nos conceitos e na categorização proposta para se perceber  da importância que os lideres têm nas organizações educativas.
Onde nos posicionamos nós neste "pencil" ???





 Last year's #pencilchat hashtag was probably the best Twitter discussion I have seen or participated in. It tore into the age-old resistance to technology and all things new that we continually encounter in schools and other traditional institutions and it lampooned the laggards, change resistors and other stick-in-the-muds we all know and love. Several of us were inspired enough by the dialogue to write our own blogposts, pushing the metaphor to its limits. My own offering was entitled A Headteacher Writes.

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Web 2.0: Cool tools for schools

 Aqui está um sítio (um bom exemplo de wiki) onde se podem encontrar inúmeras ferramentas da web 2.0 e que podem ser utilizadas em sala de aula. Vale a pena explorar.
http://cooltoolsforschools.wikispaces.com/Mapping+Tools


Assinar com Bloglines

quinta-feira, dezembro 22, 2011

quarta-feira, dezembro 21, 2011

EDEN Annual Conference - PORTO, 2012, 6-9 de Junho

Assinar com Bloglines 

EDEN Annual Conference: call for papers

ICDE Associate member EDEN has released a call for papers ahead of its Annual Conference to be held 6-9 June 2012 in Porto, Portugal. The theme of next year's conference is Open Learning Generations, with the aim of putting focus on junior and senior e-learners.


Open learning for and amongst diverse generations

2012 will be the European Year of Active Ageing and the Solidarity Between Generations, and with this in mind EDEN's Annual Conference will approach the key questions of learning methodology and technology focusing on the 'open learning generations'.

 EDEN invites submissions for papers, workshops, posters and demonstrations before 10 February 2012. The 2012 EDEN Annual Conference will also, for the first time, offer the opportunity to give virtual presentations.

http://www.icde.org/EDEN+Annual+Conference%3A+call+for+papers.b7C_wJnGZD.ips

Recursos digitais à distância de ....dois cliques

Encontrei isto:
http://jc-schools.net/tutorials/tools/

nas minhas leituras anárquicas de blogues, ao caso o blogue http://www.professortic.com/author/webmaster/

E assim aqui ficam duas prendas de Natal Feliz para todos os que me lerem :-)

domingo, dezembro 11, 2011

Paraíso na Terra

Esta imagem nada tem a ver com informática educacional...ou terá. Se não tivessemos levado as TIC a Moçambique, não poderíamos apoiar um doutoramento em Ciências da Educação e não teríamos estado neste espaço...Montes Nairuko, a escassos quilómetros de Nampula.

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Segurança na Net e pela Net

Muitos de nós assumimos riscos destes...vejam isso nas páginas do facebook dos nossos amigos. São mesmo muitos os que não têm cuidados adeuqados. A evitar,claro. Mas não nos deixemos afogar pelos medos do uso da Net. Andar na estrada também é perigoso e quase todos aprendem...

Assinar com Bloglines

quinta-feira, dezembro 08, 2011

tecnologia na sala de aula

Assinar com Bloglines 

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica. 

terça-feira, dezembro 06, 2011

medidor...

Assinar com Bloglines 

domingo, dezembro 04, 2011

Facebook Is NOT The Largest Online Social Network, Email Still Rules!


Contrary to popular belief, Facebook is NOT the largest social network on the planet. That honor still goes to email.
Think about it, your email contacts are like your Facebook friends, LinkedIncontacts, and Twitter followers all rolled into one. And your inbox is more successful at managing text and multimedia better than the Facebook timeline, Twitter feed, RSS subscriptions and Google+feed combined.
With email, we send more than 188 billion messages every day, where Facebook and Twitter combined only traffic 200 million messages. That means Facebook and Twitter are processing less than 10% of the messages of email servers around the world. Yes 10%…and it’s not like Facebook or Twitter are putting a dent in the growth of email seeing as 2010 saw an almost 20% growth increase since 2009.
There have been recent reports of companies banning email, but unless all of your clients, customers, and investors are willing to give up email, as well, why would you consider giving up one of the most powerful communication tools every created?http://www.socmedsean.com/infographic-facebook-is-not-the-largest-online-social-network-email-still-rules/
Assinar com Bloglines 
 

quarta-feira, novembro 30, 2011

From the Classroom: Best Tech Practice Video of the Week

Vale a pena visitar este sítio onde se mostram práticas efectivas de utilização de TIC.


In this new weekly series, Tech & Learning spotlights best practices in teaching with technology with the aim of helping our readers make the most of their classroom hardware and software.  Today's video features The Odyssey Stations Lesson Plan from teacher Kim Sharp of Klein ISD in Klein, Texas


segunda-feira, novembro 28, 2011

sobre o Moodle

Aqui está uma ferramenta interessante para os novos no Moodle (ainda haverá algum professor que não conheça?)



Assinar com Bloglines

quarta-feira, novembro 23, 2011

educational values in a digital age

Steve Wheeler numa das suas apresentações questiona o modo como nós ensinamos.
Vale mesmo a pena passar os olhos por estes ecrãs e reflectir um pouco e concluir.
É um documento que vale por si e quase que não precisa de palavras extra.


O que é o projecto Cidadania Digital?

O que é o projecto Cidadania Digital?
Cidadania Digital e Conteúdos Criativos é um programa de formação curricular dirigido aos alunos dos ensino básico e secundário que tem por objectivo a sua sensibilização para os temas da propriedade intelectual e direitos de autor, tornando-os bons "cidadãos digitais".
Uma iniciativa da Microsoft com o apoio do Ministério da Educação, o Programa disponibiliza, aos professores e alunos, recursos pedagógicos e propostas de actividade baseadas em situações do dia a dia, que permitem uma exploração dinâmica sobre estes temas.


http://www.cidadania-digital.com/professores/
Assinar com Bloglines

sexta-feira, novembro 11, 2011

Novo olhar para o curriculum????

Vale a pena ver e pensar. A mudança parece ser inevitável, mais tarde ou mais cedo...

Curriculum21- A Deeper Cut


Assinar com Bloglines

segunda-feira, julho 18, 2011

Internet em segurança ???

Assinar com Bloglines 
Vale a pena ver, mesmo  tendo em conta a publicidade :-)

quinta-feira, julho 14, 2011

Desafio das TIC: Reflexão Crítica

Gostei especialmente, não de ver o blogue no dia 2 de Julho...mas que ele está vivo. JL

Desafio das TIC: Reflexão Crítica: " No âmbito da unidade curricular 'as TIC e a Educação' o Professor José Lagarto apresentou-nos temas muito variados e que para alguns de n..."

Assinar com Bloglines

sábado, abril 30, 2011

Privacidade no faceBook

Os curiosos do Facebook correm grandes riscos ao aceitarem aplicações que dizem ser possível descobrir quem visita os seus perfis ou se foram "desamigados". São vírus que se propagam velozmente.

“Desamigar” é uma palavra nova, ainda não oficializada, mas habitualmente usada entre os utilizadores do Facebook. Se alguém for “desamigado”, isso significa que um “amigo” o apagou da sua lista de amizades. E há quem queira saber se isso aconteceu... daí haver tantos utilizadores que caem na armadilha de aceitar uma aplicação que promete saber isso mesmo. Mas não funciona. É um vírus !!!!

segunda-feira, março 21, 2011

Superar Barreiras com TIC

Centro de Competência TIC e Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro organizam Congresso sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE) e TIC.

O Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas”, (http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/ ) primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente à utilização das TIC e das Tecnologias de Apoio na educação de alunos NEE, realizar-se-á na Universidade de Aveiro a 17 e 18 de Junho próximos.

Este Encontro pretende reunir vários intervenientes e investigadores na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais a fim de apresentarem, debateram e demonstrarem de que forma é possível conseguir que estes alunos aprendam mais e melhor com a utilização de tecnologias através de estratégias pedagógicas inovadoras e acesso facilitado a contextos digitais de aprendizagem.

Quando se trata de alunos com Necessidades Educativas Especiais, as TIC e as Tecnologias de Apoio adquirem maior dimensão ao constituírem-se num instrumento que faz a diferença entre o ser espectador e o ser actor, assumindo-se como ferramentas que permitem superar barreiras e que promovem o acesso e a participação daqueles que, por algum motivo, não acompanham o fluir "normal" da aprendizagem.

Partilhar e difundir boas práticas e, acima de tudo, contribuir para a mudança de atitudes, nomeadamente adoptando posturas pró-activas na exploração destas ferramentas de modo a que sejam superadas barreiras à aprendizagem de todos os alunos, é o grande objectivo do Encontro.

O Encontro é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua atribuindo 0.6 créditos a todos os docentes de todos os níveis de ensino não superior.

 Assinar com Bloglines

domingo, março 13, 2011

20 dicas para aumentar a produtividade usando o Google Docs

20 dicas para aumentar a produtividade usando o Google Docs
Usuários podem fazer bem mais do que imaginam com esse poderoso pacote de produtividade online.
Keir Thomas

Se você não deu uma olhada no Google Docs recentemente, agora é uma bom momento para fazer isso. O pacote de produtividade, que roda inteiramente dentro de uma janela do navegador, acabou se tornando (apesar de lentamente) um conjunto de ferramentas extremamente útil.
Por isso, vasculhamos a fundo o Google Docs e separamos 20 dicas para facilitar o trabalho com alguns recursos menos óbvios no processador de texto, planilhas e no software de apresentação de slides – além de algumas informações rápidas sobre o Gmail também. Mostramos desde como editar de fotos em determinadas partes do documento até como trabalhar com diversas moedas em uma tabela. Também vamos mostrar algumas maneiras de utilizar a nova a página inicial de organização de documentos e maximizar o espaço de edição.
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2011/03/12/20-dicas-para-aumentar-a-produtividade-usando-o-google-docs/

Assinar com Bloglines

segunda-feira, março 07, 2011

Webinars da DGIDC

Convido todos os professores a verem estas apresentações. Estamos num novo espaço de comunicação que poderá marcar uma forma diferente de fazer formação contínua.

Programa

As sessões Webinar têm lugar todas as Quartas-Feiras, pelas 16:30 horas, com transmissão em directo da temática prevista.
Todas as sessões são difundidas em directo e posteriormente disponibilizadasaqui para consulta assíncrona.
O calendário das sessões já previstas é o seguinte:
Tema
Orador
Data
Scratch na Escola
Teresa Marques
(CC TIC ESE de Setúbal)
11-Mai-2011
Portefólios Digitais
Maria João Gomes
(Universidade do Minho)
27-Abr-2011
Ambientes colaborativos de aprendizagem para as EB1
Nuno Bordalo Pacheco / Maurício Dias
(ESE de Santarém)
23-Mar-2011
Estratégias de trabalho com alunos de etnia cigana
Agrupamento de Escolas das Piscinas - Olivais (Lisboa)
16-Mar-2011
Pode-se ensinar sem TIC?9-Mar-2011