sexta-feira, fevereiro 25, 2011

cuidado com as posturas ao teclar...



com a devida vénia, retirei isto do http://alfinete2008.blogspot.com/

Assinar com Bloglines

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

segunda-feira, janeiro 31, 2011

EM BUSCA DE D. SEBASTIÃO

Hoje trago um exemplo de utilização das TIC em favor das aprendizagens, com a devida vénia à Profª Maria Bárbara, de Viseu.

http://quibir.wordpress.com/2010/06/11/mencao-honrosa-no-dia-de-portugal/

Assinar com Bloglines

quinta-feira, janeiro 27, 2011

O Facebook e a Escola

Teaching in a socially networked classroom

Today's students are always plugged in and ready to learn—so why not take advantage of this trend inside the classroom?

By William Kist

Let’s face it: Social networking is here to stay. Whether it is Facebook or Twitter, or the next web application waiting to become a phenomenon, social networking is a part of our students’ lives. The only place where it isn’t usually present is in our classrooms. And yet, how many of us haven’t sensed our students itching to reconnect as soon as class is over? The moment they leave the classroom, the cell phones come out and the air is abuzz with various versions of, “Where are you?” or “What are you doing?”
http://www.eschoolnews.com/2010/05/20/teaching-in-a-socially-networked-classroom/

Assinar com Bloglines

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Nativos e imigrantes ...digitais (do blogue Caldeirão de Ideias)

Ensinar os Nativos Digitais

post que vale a pena ver. Obtive isto no Facebook, no mural da Teresa Pombo :-)
--------------------------------------
16 de Dezembro, 2010, Jorge SimõesMark Prensy em dois artigos publicados em 2001 (Prensy, 2001a e Prensky, 2001b) e, mais recentemente, no livro Teaching Digital Natives – Partnering for Real Learning, apresenta a sua visão sobre a geração de pessoas que, nascidas nas décadas de 1980 e 1990, estavam a entrar no século XXI tendo vivido sempre imersos num mundo dominado pela tecnologia. Esta geração, que Prensky designa por nativos digitais, cresceu tendo como “língua” nativa a linguagem digital das tecnologias de informação e comunicação. Por oposição, as gerações anteriores, onde encontram ainda muitos dos professores dos nativos digitais, são imigrantes digitais. Para ver mais:  http://nteitaperuna.blogspot.com/2011/01/ensinar-os-nativos-digitais.html

terça-feira, janeiro 11, 2011

Aprender com telemóveis - Nova competição do PmatE disponível no telemóvel

Há 20 anos a produzir conteúdos nas áreas do Português, Matemática, Biologia, Geologia e Física, o Projecto Matemática Ensino (PmatE) da UA disponibiliza, em breve, modelos num formato acessível para as plataformas móveis. Mais um passo no caminho do «mobile learning» que coloca o PmatE na vanguarda deste tipo de tecnologias, ao permitir que alunos e professores possam aceder aos conteúdos através do telemóvel...

http://pmate2.ua.pt/pmate/
Assinar com Bloglines

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Você já é um "residente" digital? ...

You Know You’re a Techy Teacher When…

Written by Lisa 3 January 2011 6 Comments
Can you add to this fun list?  Read my thoughts, then add yours below.
1.  You can't remember the last time you printed a classroom document.
2.  Plurking, tweeting, and playing with your wiki in public are acceptable behaviors.
3. Your Notebook isn't spiral bound - it plugs into the wall.
4. Forget the garden...you spend more time on the weekend weeding out your Inbox.
5. You can recite your school's Acceptable Use Policy by heart.
6. On parent/teacher night, instead of exchanging business cards, you Bump.
7. You express yourself with emoticons.
8. You no longer consider it graffiti to write on someone's wall.
9. Your significant other gets jealous of your PLN.
10. It's not creepy to have lots of followers.
11. You're in a constant battle to be Mayor of your school.

terça-feira, janeiro 04, 2011

Conferência Nacional EU Kids Online 2

Conferência Nacional EU Kids Online 2
Numa altura em que muito se fala dos riscos de crianças e jovens na internet em tom alarmista, o conhecimento real destas situações baseia-se frequentemente em casos isolados. Pais, professores e comunidade dividem-se entre a utilidade escolar e social dos meios digitais para os jovens e os perigos que aqueles lhes podem trazer.

No dia 4 de Fevereiro de 2010, o projecto EU Kids Online apresenta e discute publicamente os resultados do primeiro inquérito representativo a 1000 crianças e jovens (com 9 a 16 anos) portugueses, e um dos seus pais, sobre riscos e segurança na internet, integrado num estudo europeu a 25 países.

Os primeiros resultados demonstraram que Portugal é um dos países com menor incidência de riscos online entre crianças e jovens entre os países europeus inquiridos, considerando riscos como contacto com imagens de cariz sexual, bullying, encontro com desconhecidos ou conteúdos nocivos.

 Consulte aqui o programa provisório.
A conferência é gratuita, mas solicitamos a sua inscrição para uma melhor organização.

Assinar com Bloglines

segunda-feira, dezembro 20, 2010

sábado, dezembro 11, 2010

Podemos ensinar sem TIC

Poder podemos...e por vezes até resulta...
Conferência feita no BiTE, no Funchal, em 29 de Novembro de 2010. Um agradecimento ao Rafael Santos da DREM e ao Paulo Belo, da Proinov.




Assinar com Bloglines

O valor do elearning nas organizações

Apresentação feita em Aveiro, na PT Inovação, sobre o valor do elearning nas organizações, em 9 de Setembro. Documento preparado para Pptplex.

O valor do elearning nas organizações

View more presentations from Jose Lagarto.
Assinar com Bloglines

segunda-feira, novembro 08, 2010

conferência virtual sobre TIC

Aconselho vivamente a inscrição neste evento virtual sobre as TIC em educação.
Fruto de sonhos que ultrapassam a mera obrigação académica, o seu desenho perspectiva um acontecimento com qualidade.
Vejam o sítio:  www.coied.com



quinta-feira, julho 29, 2010

Jogos e aprendizagem

Game-based Learning for Quality Education in Schools

Graz (AT), July 2010 - Can learning be fun? Many people would not agree with this hypothesis since they remember their own educational history, which involved investing a lot of effort to pass exams in school and university. On the contrary, learning is often perceived as an exercise in getting results in the form of a certification – and for this reason, extrinsic motivation strongly dominates most of the learning process in primary and secondary education, at the university level, and even in vocational education and training.

sexta-feira, julho 09, 2010

TIC e ensino das Ciências - eLearning Papers, nº 20

O ensino das ciências enriquecido tecnologicamente
Nos últimos anos, os avanços em TIC vieram modificar a forma como reflectimos sobre o ensino das ciências nos níveis básico e secundário. Existem já novos produtos móveis de fácil utilização que ajudam as escolas a incorporar novas unidades e actividades nos curricula científicos. No entanto, como a maior parte dos educadores sabe, os apetrechos por si só não bastam para alterar a forma como os professores, ou as escolas, vêem o ensino das ciências nas aulas. Por outras palavras, melhores ferramentas não levam necessariamente ao desenvolvimento duma melhor pedagogia. Claro que a sociedade quer providenciar ambas às crianças: as escolas deveriam criar ambientes estimulantes junto dos aprendentes, ensinando-lhes competências válidas em TIC, ao mesmo tempo que lhes deve alimentar o desejo de aprender e o gosto pela descoberta. Pesquisas e projectos de desenvolvimento recentes vieram aproximar as exigências tecnológicas das pedagógicas no intuito de melhorar o ensino das ciências na Europa.

quarta-feira, junho 30, 2010

efeitos das TIC na Educação - visão da OCDE

Está disponível um novo livro da OCDE sobre a avaliação dos efeitos das TIC na Educação...

Podem consultar aqui, neste link
http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/browseit/9609111E.PDF
Assinar com Bloglines

quinta-feira, junho 17, 2010

Google???

Não resisti ...vejam

http://prezi.com/82ekheyf1noh/copy-of-google-search-tricks/

Assinar com Bloglines

A Escola XXI - Aprender com TIC

A Escola XXI – Aprender com TIC

Sessão de entrega de diplomas e apresentação de obra (a lançar em Setembro)


Dia 8 de Julho
Universidade Católica Portuguesa - Lisboa
 Local: Sala da expansão Missionária ou Anfiteatro A1



16,00 - Apresentação do livro - António Andrade e José Lagarto

16.30 - Apresentação de três dissertações da 3ª edição do Mestrado Informática Educacional

- QMI e aprendizagens (Miguela Fernandes)

- O valor do elearning nas organizações (Carina Américo)

- Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia (Sérgio Ferreira)

17.30 - Entrega de diplomas de mestrado a antigos alunos

18.00 – Encerramento – João Correia de Freitas

Momento musical e Porto de Honra



Inscrição gratuita, mas obrigatória, aqui:




Assinar com Bloglines

Os adolescentes não são adultos mais novos...

Vale a pena ler este artigo do Público...para pais e professores. Os adolescentes devem ser vistos em todas as suas dimensões, e por vezes (demasiadas vezes) os adultos esquecem isso (para o bem e para o mal...)

http://jornal.publico.pt/noticia/16-06-2010/adolescencia--e-o-cerebro-estupido-19594859.htm
Assinar com Bloglines

quarta-feira, junho 09, 2010