Os curiosos do Facebook correm grandes riscos ao aceitarem aplicações que dizem ser possível descobrir quem visita os seus perfis ou se foram "desamigados". São vírus que se propagam velozmente.
Espaço de partilha de acontecimentos e ideias sobre ensino a distância, elearning e comunidades virtuais de aprendizagem.
sábado, abril 30, 2011
Privacidade no faceBook
segunda-feira, março 21, 2011
Superar Barreiras com TIC
Centro de Competência TIC e Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro organizam Congresso sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE) e TIC.
O Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas”, (http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/ ) primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente à utilização das TIC e das Tecnologias de Apoio na educação de alunos NEE, realizar-se-á na Universidade de Aveiro a 17 e 18 de Junho próximos.
Este Encontro pretende reunir vários intervenientes e investigadores na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais a fim de apresentarem, debateram e demonstrarem de que forma é possível conseguir que estes alunos aprendam mais e melhor com a utilização de tecnologias através de estratégias pedagógicas inovadoras e acesso facilitado a contextos digitais de aprendizagem.
Quando se trata de alunos com Necessidades Educativas Especiais, as TIC e as Tecnologias de Apoio adquirem maior dimensão ao constituírem-se num instrumento que faz a diferença entre o ser espectador e o ser actor, assumindo-se como ferramentas que permitem superar barreiras e que promovem o acesso e a participação daqueles que, por algum motivo, não acompanham o fluir "normal" da aprendizagem.
Partilhar e difundir boas práticas e, acima de tudo, contribuir para a mudança de atitudes, nomeadamente adoptando posturas pró-activas na exploração destas ferramentas de modo a que sejam superadas barreiras à aprendizagem de todos os alunos, é o grande objectivo do Encontro.
O Encontro é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua atribuindo 0.6 créditos a todos os docentes de todos os níveis de ensino não superior.
domingo, março 13, 2011
20 dicas para aumentar a produtividade usando o Google Docs
20 dicas para aumentar a produtividade usando o Google Docs
Usuários podem fazer bem mais do que imaginam com esse poderoso pacote de produtividade online.
Keir Thomas
Se você não deu uma olhada no Google Docs recentemente, agora é uma bom momento para fazer isso. O pacote de produtividade, que roda inteiramente dentro de uma janela do navegador, acabou se tornando (apesar de lentamente) um conjunto de ferramentas extremamente útil.
Por isso, vasculhamos a fundo o Google Docs e separamos 20 dicas para facilitar o trabalho com alguns recursos menos óbvios no processador de texto, planilhas e no software de apresentação de slides – além de algumas informações rápidas sobre o Gmail também. Mostramos desde como editar de fotos em determinadas partes do documento até como trabalhar com diversas moedas em uma tabela. Também vamos mostrar algumas maneiras de utilizar a nova a página inicial de organização de documentos e maximizar o espaço de edição.
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2011/03/12/20-dicas-para-aumentar-a-produtividade-usando-o-google-docs/
segunda-feira, março 07, 2011
Webinars da DGIDC
Convido todos os professores a verem estas apresentações. Estamos num novo espaço de comunicação que poderá marcar uma forma diferente de fazer formação contínua.
Programa
As sessões Webinar têm lugar todas as Quartas-Feiras, pelas 16:30 horas, com transmissão em directo da temática prevista.
Todas as sessões são difundidas em directo e posteriormente disponibilizadasaqui para consulta assíncrona.
O calendário das sessões já previstas é o seguinte:
Tema | Orador | Data |
Scratch na Escola | Teresa Marques (CC TIC ESE de Setúbal) | 11-Mai-2011 |
Portefólios Digitais | Maria João Gomes (Universidade do Minho) | 27-Abr-2011 |
Ambientes colaborativos de aprendizagem para as EB1 | Nuno Bordalo Pacheco / Maurício Dias (ESE de Santarém) | 23-Mar-2011 |
Estratégias de trabalho com alunos de etnia cigana | Agrupamento de Escolas das Piscinas - Olivais (Lisboa) | 16-Mar-2011 |
Pode-se ensinar sem TIC? | José Reis Lagarto (Universidade Católica Portuguesa ) | 9-Mar-2011 |
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
sexta-feira, fevereiro 11, 2011
quinta-feira, fevereiro 10, 2011
segunda-feira, janeiro 31, 2011
EM BUSCA DE D. SEBASTIÃO
Hoje trago um exemplo de utilização das TIC em favor das aprendizagens, com a devida vénia à Profª Maria Bárbara, de Viseu.
http://quibir.wordpress.com/2010/06/11/mencao-honrosa-no-dia-de-portugal/
http://quibir.wordpress.com/2010/06/11/mencao-honrosa-no-dia-de-portugal/

Etiquetas:
Aprendizagem e TIC's
quinta-feira, janeiro 27, 2011
O Facebook e a Escola
Teaching in a socially networked classroom
Today's students are always plugged in and ready to learn—so why not take advantage of this trend inside the classroom?
By William Kist
Let’s face it: Social networking is here to stay. Whether it is Facebook or Twitter, or the next web application waiting to become a phenomenon, social networking is a part of our students’ lives. The only place where it isn’t usually present is in our classrooms. And yet, how many of us haven’t sensed our students itching to reconnect as soon as class is over? The moment they leave the classroom, the cell phones come out and the air is abuzz with various versions of, “Where are you?” or “What are you doing?”
http://www.eschoolnews.com/2010/05/20/teaching-in-a-socially-networked-classroom/
http://www.eschoolnews.com/2010/05/20/teaching-in-a-socially-networked-classroom/

Etiquetas:
Aprendizagem e TIC's,
web2.0
quinta-feira, janeiro 13, 2011
Nativos e imigrantes ...digitais (do blogue Caldeirão de Ideias)
Ensinar os Nativos Digitais
post que vale a pena ver. Obtive isto no Facebook, no mural da Teresa Pombo :-)
--------------------------------------
16 de Dezembro, 2010, Jorge SimõesMark Prensy em dois artigos publicados em 2001 (Prensy, 2001a e Prensky, 2001b) e, mais recentemente, no livro Teaching Digital Natives – Partnering for Real Learning, apresenta a sua visão sobre a geração de pessoas que, nascidas nas décadas de 1980 e 1990, estavam a entrar no século XXI tendo vivido sempre imersos num mundo dominado pela tecnologia. Esta geração, que Prensky designa por nativos digitais, cresceu tendo como “língua” nativa a linguagem digital das tecnologias de informação e comunicação. Por oposição, as gerações anteriores, onde encontram ainda muitos dos professores dos nativos digitais, são imigrantes digitais. Para ver mais: http://nteitaperuna.blogspot.com/2011/01/ensinar-os-nativos-digitais.html
--------------------------------------
16 de Dezembro, 2010, Jorge SimõesMark Prensy em dois artigos publicados em 2001 (Prensy, 2001a e Prensky, 2001b) e, mais recentemente, no livro Teaching Digital Natives – Partnering for Real Learning, apresenta a sua visão sobre a geração de pessoas que, nascidas nas décadas de 1980 e 1990, estavam a entrar no século XXI tendo vivido sempre imersos num mundo dominado pela tecnologia. Esta geração, que Prensky designa por nativos digitais, cresceu tendo como “língua” nativa a linguagem digital das tecnologias de informação e comunicação. Por oposição, as gerações anteriores, onde encontram ainda muitos dos professores dos nativos digitais, são imigrantes digitais. Para ver mais: http://nteitaperuna.blogspot.com/2011/01/ensinar-os-nativos-digitais.html
terça-feira, janeiro 11, 2011
Aprender com telemóveis - Nova competição do PmatE disponível no telemóvel
|
http://pmate2.ua.pt/pmate/

Etiquetas:
Aprendizagem e TIC's
quarta-feira, janeiro 05, 2011
Você já é um "residente" digital? ...
You Know You’re a Techy Teacher When…
Written by Lisa 3 January 2011 6 Comments
Can you add to this fun list? Read my thoughts, then add yours below.
1. You can't remember the last time you printed a classroom document.
2. Plurking, tweeting, and playing with your wiki in public are acceptable behaviors.
3. Your Notebook isn't spiral bound - it plugs into the wall.
4. Forget the garden...you spend more time on the weekend weeding out your Inbox.
5. You can recite your school's Acceptable Use Policy by heart.
6. On parent/teacher night, instead of exchanging business cards, you Bump.
7. You express yourself with emoticons.
8. You no longer consider it graffiti to write on someone's wall.
9. Your significant other gets jealous of your PLN.
10. It's not creepy to have lots of followers.
11. You're in a constant battle to be Mayor of your school.
1. You can't remember the last time you printed a classroom document.
2. Plurking, tweeting, and playing with your wiki in public are acceptable behaviors.
3. Your Notebook isn't spiral bound - it plugs into the wall.
4. Forget the garden...you spend more time on the weekend weeding out your Inbox.
5. You can recite your school's Acceptable Use Policy by heart.
6. On parent/teacher night, instead of exchanging business cards, you Bump.
7. You express yourself with emoticons.
8. You no longer consider it graffiti to write on someone's wall.
9. Your significant other gets jealous of your PLN.
10. It's not creepy to have lots of followers.
11. You're in a constant battle to be Mayor of your school.
terça-feira, janeiro 04, 2011
Conferência Nacional EU Kids Online 2
Conferência Nacional EU Kids Online 2
Numa altura em que muito se fala dos riscos de crianças e jovens na internet em tom alarmista, o conhecimento real destas situações baseia-se frequentemente em casos isolados. Pais, professores e comunidade dividem-se entre a utilidade escolar e social dos meios digitais para os jovens e os perigos que aqueles lhes podem trazer.No dia 4 de Fevereiro de 2010, o projecto EU Kids Online apresenta e discute publicamente os resultados do primeiro inquérito representativo a 1000 crianças e jovens (com 9 a 16 anos) portugueses, e um dos seus pais, sobre riscos e segurança na internet, integrado num estudo europeu a 25 países.
Os primeiros resultados demonstraram que Portugal é um dos países com menor incidência de riscos online entre crianças e jovens entre os países europeus inquiridos, considerando riscos como contacto com imagens de cariz sexual, bullying, encontro com desconhecidos ou conteúdos nocivos.
Consulte aqui o programa provisório.
A conferência é gratuita, mas solicitamos a sua inscrição para uma melhor organização.

segunda-feira, dezembro 20, 2010
ferramentas web2.0 para aprender...ou para ensinar - as 100 melhores de 2010
Estas classificações valem o que valem, mas tem interesse olhar para elas com sentido crítico.
http://www.c4lpt.co.uk/recommended/top100-2010.html
http://www.c4lpt.co.uk/recommended/top100-2010.html

Etiquetas:
tecnologias TIC
sábado, dezembro 11, 2010
Podemos ensinar sem TIC
O valor do elearning nas organizações
Apresentação feita em Aveiro, na PT Inovação, sobre o valor do elearning nas organizações, em 9 de Setembro. Documento preparado para Pptplex.
O valor do elearning nas organizações
O valor do elearning nas organizações
View more presentations from Jose Lagarto.

Etiquetas:
Conferências JRL,
elearning
segunda-feira, novembro 08, 2010
conferência virtual sobre TIC
Aconselho vivamente a inscrição neste evento virtual sobre as TIC em educação.
Fruto de sonhos que ultrapassam a mera obrigação académica, o seu desenho perspectiva um acontecimento com qualidade.
Vejam o sítio: www.coied.com
Fruto de sonhos que ultrapassam a mera obrigação académica, o seu desenho perspectiva um acontecimento com qualidade.
Vejam o sítio: www.coied.com
quinta-feira, julho 29, 2010
Jogos e aprendizagem
Game-based Learning for Quality Education in Schools | |
![]() |
sexta-feira, julho 09, 2010
TIC e ensino das Ciências - eLearning Papers, nº 20
O ensino das ciências enriquecido tecnologicamente
Nos últimos anos, os avanços em TIC vieram modificar a forma como reflectimos sobre o ensino das ciências nos níveis básico e secundário. Existem já novos produtos móveis de fácil utilização que ajudam as escolas a incorporar novas unidades e actividades nos curricula científicos. No entanto, como a maior parte dos educadores sabe, os apetrechos por si só não bastam para alterar a forma como os professores, ou as escolas, vêem o ensino das ciências nas aulas. Por outras palavras, melhores ferramentas não levam necessariamente ao desenvolvimento duma melhor pedagogia. Claro que a sociedade quer providenciar ambas às crianças: as escolas deveriam criar ambientes estimulantes junto dos aprendentes, ensinando-lhes competências válidas em TIC, ao mesmo tempo que lhes deve alimentar o desejo de aprender e o gosto pela descoberta. Pesquisas e projectos de desenvolvimento recentes vieram aproximar as exigências tecnológicas das pedagógicas no intuito de melhorar o ensino das ciências na Europa.
quarta-feira, junho 30, 2010
efeitos das TIC na Educação - visão da OCDE
Está disponível um novo livro da OCDE sobre a avaliação dos efeitos das TIC na Educação...
Podem consultar aqui, neste link
http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/browseit/9609111E.PDF
Podem consultar aqui, neste link
http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/browseit/9609111E.PDF

Subscrever:
Comentários (Atom)