Game-based Learning for Quality Education in Schools | |
![]() |
Espaço de partilha de acontecimentos e ideias sobre ensino a distância, elearning e comunidades virtuais de aprendizagem.
quinta-feira, julho 29, 2010
Jogos e aprendizagem
sexta-feira, julho 09, 2010
TIC e ensino das Ciências - eLearning Papers, nº 20
O ensino das ciências enriquecido tecnologicamente
Nos últimos anos, os avanços em TIC vieram modificar a forma como reflectimos sobre o ensino das ciências nos níveis básico e secundário. Existem já novos produtos móveis de fácil utilização que ajudam as escolas a incorporar novas unidades e actividades nos curricula científicos. No entanto, como a maior parte dos educadores sabe, os apetrechos por si só não bastam para alterar a forma como os professores, ou as escolas, vêem o ensino das ciências nas aulas. Por outras palavras, melhores ferramentas não levam necessariamente ao desenvolvimento duma melhor pedagogia. Claro que a sociedade quer providenciar ambas às crianças: as escolas deveriam criar ambientes estimulantes junto dos aprendentes, ensinando-lhes competências válidas em TIC, ao mesmo tempo que lhes deve alimentar o desejo de aprender e o gosto pela descoberta. Pesquisas e projectos de desenvolvimento recentes vieram aproximar as exigências tecnológicas das pedagógicas no intuito de melhorar o ensino das ciências na Europa.
quarta-feira, junho 30, 2010
efeitos das TIC na Educação - visão da OCDE
Está disponível um novo livro da OCDE sobre a avaliação dos efeitos das TIC na Educação...
Podem consultar aqui, neste link
http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/browseit/9609111E.PDF
Podem consultar aqui, neste link
http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/browseit/9609111E.PDF

quinta-feira, junho 17, 2010
A Escola XXI - Aprender com TIC
A Escola XXI – Aprender com TIC
Sessão de entrega de diplomas e apresentação de obra (a lançar em Setembro)
Dia 8 de Julho
Universidade Católica Portuguesa - Lisboa
Local: Sala da expansão Missionária ou Anfiteatro A1
16,00 - Apresentação do livro - António Andrade e José Lagarto
16.30 - Apresentação de três dissertações da 3ª edição do Mestrado Informática Educacional
- QMI e aprendizagens (Miguela Fernandes)
- O valor do elearning nas organizações (Carina Américo)
- Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia (Sérgio Ferreira)
17.30 - Entrega de diplomas de mestrado a antigos alunos
18.00 – Encerramento – João Correia de Freitas
Momento musical e Porto de Honra
Inscrição gratuita, mas obrigatória, aqui:

Os adolescentes não são adultos mais novos...
Vale a pena ler este artigo do Público...para pais e professores. Os adolescentes devem ser vistos em todas as suas dimensões, e por vezes (demasiadas vezes) os adultos esquecem isso (para o bem e para o mal...)
http://jornal.publico.pt/noticia/16-06-2010/adolescencia--e-o-cerebro-estupido-19594859.htm
http://jornal.publico.pt/noticia/16-06-2010/adolescencia--e-o-cerebro-estupido-19594859.htm

quarta-feira, junho 09, 2010
Mestrado de Informática Educacional - Católica
Abriram as inscrições para a 6ª edição do Mestrado.
Divulguem aos interessados.
http://www.porto.ucp.pt/Ieducacao/mst/mce_informatica_educacional/
sexta-feira, maio 28, 2010
Indice do Livro sobre TIC, do Mestrado de Informática
Indice:
Jose Lagarto
Ana Drogas e Lucia Amante
Carlos Seco e António Andrade
4. Aprendendo com os portáteis. O computador portátil na sala de aula.
Fernando Batista e João Correia de Freitas
Hélia Jacinto e Susana Carreira
Luis Bárcia e Vitor Teodoro
7. Abordagem blended learning à aprendizagem da Análise Matemática
Paulo Fallen e Elsa Fernandes
Ricardo Pinto e António Andrade

quinta-feira, maio 20, 2010
Mestrado de Informática Educacional - Católica
Provavelmente, no dia 8 de Julho de 2010, vamos fazer o pré lançamento do II livro de TIC, resultado de sínteses de dissertações de Mestrado.
Gostaria de ver muitos que há muito não encontro...
Mas vou dando notícias e darei o programa exacto mais daqui a uns dias. Deverá haver lugar a entrega de diplomas de mestrado.
Passem a palavra e deixem aqui comentários. Abs

Gostaria de ver muitos que há muito não encontro...
Mas vou dando notícias e darei o programa exacto mais daqui a uns dias. Deverá haver lugar a entrega de diplomas de mestrado.
Passem a palavra e deixem aqui comentários. Abs

quarta-feira, maio 12, 2010
Conferência sobre TIC e Aprendizagem
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa convida a participar no ticEDUCA2010, o seu I Encontro Internacional dedicado à problemática do uso das TIC ao serviço da aprendizagem.
Informações em : http://ticeduca.ie.ul.pt/
Informações em : http://ticeduca.ie.ul.pt/

terça-feira, abril 27, 2010
elearning e ocupação do tempo
A child sits at home in front of his computer screen, working through a virtual-school lesson by mindlessly clicking through the multiple choices, never talking to a teacher or a fellow student or even glimpsing the great outdoors and interacting with the real world.
This static, impersonal, anti-social school experience is the image that many parents, teachers and school administrators continue to have in mind when they picture the world of online learning, even as more and more brick-and-mortar school districts explore full- or part-time virtual education. (...)
Vale a pena ler este artigo e reflectir sobre o nosso modelo de Bolonha
http://www.eschoolnews.com/2009/11/01/esn-special-report-beyond-virtual-schools/
This static, impersonal, anti-social school experience is the image that many parents, teachers and school administrators continue to have in mind when they picture the world of online learning, even as more and more brick-and-mortar school districts explore full- or part-time virtual education. (...)
Vale a pena ler este artigo e reflectir sobre o nosso modelo de Bolonha
http://www.eschoolnews.com/2009/11/01/esn-special-report-beyond-virtual-schools/

Etiquetas:
Aprendizagem e TIC's
quinta-feira, abril 15, 2010
A importância das TIC na educação na Europa
" European teachers believe creativity is a fundamental competence to be developed at school (94%) and claim that creativity can be applied to every domain of knowledge and to every school subject (95.5%)..."
Saíu na ultima newsletter da Information Society Unit da Comissão Europeia
Vale a pena ler
http://is.jrc.ec.europa.eu/pages/documents/ISNewsletter3FINAL.pdf

quinta-feira, abril 08, 2010
Mudando a sala de aula, podem mudar-se comportamentos
Quando se juntam as mesas em quadrado, muda-se também a hierarquia entre os alunos. Deixa de existir a divisão entre indisciplinados nos lugares de trás e "marrões" nas filas da frente. Como está agora, a sala de aula é "um espaço antinatural"
Por Clara Vianahttp://jornal.publico.pt/noticia/07-04-2010/mudando-a-sala-de-aula--podem-mudarse-comportamentos-19138602.htm

quarta-feira, abril 07, 2010
Assim se evitam roubos de laptops...os americanos dizem que fazem assim!!!
Para problemas dificeis, soluções simples...
"In education, the incorporation of computers is becoming progressively more prevalent — school districts, colleges and universities are increasingly relying on mobile computers to enhance teaching and learning. This, however, introduces new challenges for IT staff: They must manage mobile computers cost effectively and reduce the risk of missing laptops, whether from theft, loss or users forgetting to return them. According to the Ponemon Institute, 12,000 laptops are lost in U.S. airports each week, and two-thirds of them are never returned..."
Leiam este artigo e facilmente podem encontrar novas ideias para evitar que os PC's portáteis vão desaparecendo
http://www.eschoolnews.com/2009/12/13/securing-student-laptops-for-safe-learning/

"In education, the incorporation of computers is becoming progressively more prevalent — school districts, colleges and universities are increasingly relying on mobile computers to enhance teaching and learning. This, however, introduces new challenges for IT staff: They must manage mobile computers cost effectively and reduce the risk of missing laptops, whether from theft, loss or users forgetting to return them. According to the Ponemon Institute, 12,000 laptops are lost in U.S. airports each week, and two-thirds of them are never returned..."
Leiam este artigo e facilmente podem encontrar novas ideias para evitar que os PC's portáteis vão desaparecendo
http://www.eschoolnews.com/2009/12/13/securing-student-laptops-for-safe-learning/

terça-feira, março 30, 2010
TIC, escolas e professores...em Espanha
Este é um bom artigo sobre as TIC e a sua implementação nas escolas espanholas.
No final ... "Finally, we end up with a series of proposals to make digital schools a close reality."
Vale a pena ler.
http://www.elearningeuropa.info/files/media/media21952.pdf
No final ... "Finally, we end up with a series of proposals to make digital schools a close reality."
Vale a pena ler.
http://www.elearningeuropa.info/files/media/media21952.pdf

Etiquetas:
Aprendizagem e TIC's,
tecnologias TIC
sexta-feira, março 26, 2010
eu nunca aconselhava a wikipédia aos meus alunos...
Vale a pena ler este artigo, particularmente se está indeciso quanto à validade científica das citações retiradas da wikipédia
College students know the online resource of which they dare not speak: Wikipedia, the voluminous internet encyclopedia demonized by many in higher education—and a resource that two University of Denver instructors use as a centerpiece of their curriculum...
http://www.eschoolnews.com/2010/03/25/journalism-students-turn-to-wikipedia-to-publish-stories/
College students know the online resource of which they dare not speak: Wikipedia, the voluminous internet encyclopedia demonized by many in higher education—and a resource that two University of Denver instructors use as a centerpiece of their curriculum...
http://www.eschoolnews.com/2010/03/25/journalism-students-turn-to-wikipedia-to-publish-stories/

terça-feira, março 16, 2010
Os estudantes não gostam dos blogues???
Why Do Students (Not) Blog?
Leeds (UK), February 2010 – Positive impacts on learning through blogging, such as active knowledge construction and reflective writing, have been reported. However, not many students use weblogs, even when appropriate facilities are offered by their universities. Researchers Monika Andergassen, Reinhold Behringer, Janet Finlay, Andrea Gorra, and David Moore from Leeds Metropolitan University, UK have introduced their findings on the reasons for this apparent aversion
full report em: http://www.ejel.org/Volume-7/v7-i3/Andergassen_et_al.pdf
http://www.checkpoint-elearning.com/article/7710.html

Leeds (UK), February 2010 – Positive impacts on learning through blogging, such as active knowledge construction and reflective writing, have been reported. However, not many students use weblogs, even when appropriate facilities are offered by their universities. Researchers Monika Andergassen, Reinhold Behringer, Janet Finlay, Andrea Gorra, and David Moore from Leeds Metropolitan University, UK have introduced their findings on the reasons for this apparent aversion
full report em: http://www.ejel.org/Volume-7/v7-i3/Andergassen_et_al.pdf
http://www.checkpoint-elearning.com/article/7710.html

quarta-feira, março 10, 2010
Segurança na net
sexta-feira, março 05, 2010
quinta-feira, março 04, 2010
Uma história que vale a pena ler ... as TIC não resolvem tudo mas ajudam muito!
Elaine Smokewood says losing the ability to speak has made her a better teacher.
About two years ago, the 54-year-old English professor at Oklahoma City University was diagnosed with Lou Gehrig's disease, or amyotrophic lateral sclerosis, and the incurable malady has taken so much from her. It has stolen control of many muscles in her face, along with her ability to live independently.
http://chronicle.com/article/Taught-by-a-Terrible-Disease/63347/
About two years ago, the 54-year-old English professor at Oklahoma City University was diagnosed with Lou Gehrig's disease, or amyotrophic lateral sclerosis, and the incurable malady has taken so much from her. It has stolen control of many muscles in her face, along with her ability to live independently.
http://chronicle.com/article/Taught-by-a-Terrible-Disease/63347/

Etiquetas:
Aprendizagem e TIC's,
competências TIC
Subscrever:
Comentários (Atom)